Como o UX Strategy impacta os negócios

Patricia Prado
Patricia Prado

Entenda como o UX Strategy impacta os negócios e como a utilizamos na prática em um case de mercado. Acompanhe o conteúdo!

Quando falamos em estratégia de UX é comum as pessoas relacionarem apenas às necessidades do usuário. Mas, na realidade, um estrategista de UX busca conectar diversas pontas e analisar qual delas vai entregar mais valor agregado para os clientes/usuários e resultados de impacto para os negócios.

“O objetivo da UX Strategy é encontrar as conexões entre como sua organização mede o sucesso de um produto ou serviço e como o usuário mede o sucesso de uma boa experiência de uso.”

Podemos considerar que a visão estratégica é voltada para os objetivos que o negócio quer desenvolver com seus clientes/usuários ao nível de serviços e produtos oferecidos. Também é possível identificar novos nichos de mercado baseado no comportamento do consumidor, ou até mesmo aplicar estratégias para o desenvolvimento dos clientes no uso de novas tecnologias ou serviços.

Descubra como aplicar o UX Strategy para entender melhor seu mercado, oportunidades e clientes para se posicionar melhor!

UX Strategy impacta os negócios

A Jamie Levy, autora do livro “UX strategy”, define que existem quatro pilares para a aplicação de estratégias da experiência do usuário que envolvem:

  • Estratégia de negócios: está relacionada a missão, visão e valores do negócio. Atualmente temos outros termos como propósitos, tom de voz e manifestos que são precisos serem conhecidos e absorvidos para desenhar o papel estratégico da experiência do usuário. Criando planos de curto, médio e longo prazo para potencializar o crescimento do negócio. Perguntas como: Para quem estamos fazendo isso? O que queremos resolver? Qual nosso diferencial? Qual o valor que geramos para os clientes?
Workshop para o entendimento das necessidades do negócio
  • Inovação de valor: é ter um olhar aguçado para o mercado identificando os potenciais competitivos do negócio e buscando constantemente o baixo custo. Além disso, o estrategista está envolvido em definir as proposições de valores.
  • Pesquisa com os usuários: é o coração da construção da experiência do usuário. Busca-se, por meio de pesquisas, construir argumentos baseados em fatos. Dessa maneira, é possível fugir dos achismos. A pesquisa também reduz a quantidade de funcionalidades que o usuário não vê valor, as incertezas de projeto, minimiza o retrabalho.
  • Experiência do usuário: basicamente busca, por meio de pesquisas, entender se o produto entrega o valor desejado e se ajuda a resolver os problemas que o negócio se propõe. Basicamente, é entender se a experiência que está sendo entregue é satisfatória.
A Jamie busca sintetizar nesses 4 pilares os campos de atuação de como o UX strategy impacta os negócios, esclarecendo que esse processo vai muito além de trabalhar com foco apenas no usuário. A estratégia em UX conecta as pontas e cria uma trama consistente para que o negócio possa crescer com estabilidade.

Você sabia que o UX strategy pode ajudar um negócio a identificar oceanos azuis?

Case de mercado

O desafio

A Ideativo foi contratada para descobrir novas oportunidades de negócio para uma empresa que desenvolve inovação baseada na conversão de oxigênio em ozônio. Um segmento muito específico em que tivemos de fazer uma imersão bastante consistente antes de começar a trabalhar no objetivo do projeto.

Para entender este cenário, fizemos um workshop de imersão para coletar dos stakeholders suas motivações, quais os conhecimentos que já tinham sobre o produto, mapear os insights que eles já tinham, além de capturar as diretrizes projetuais nos quais delimitamos a pesquisa.

A estratégia de pesquisa foi baseada em dados quantitativos e qualitativos. Iniciamos com uma desk research para entender melhor sobre a área, quem eram as pessoas que estavam falando sobre ele, entender quais áreas estão legalmente preparadas para receber essa nova tecnologia entre outros dados.

Depois da desk partimos para conversar diretamente com as pessoas que estavam envolvidas nos assunto, especialistas acadêmicos e profissionais. Após o resultado entendemos as diferentes áreas que estavam prontas para receber a tecnologia. Por fim, fechamos com um benchmarking para entender o mercado e modelar um negócio competitivo.

A imersão é importante ser aplicada antes de iniciar qualquer projeto.

Quer saber mais sobre como aplicar o UX Strategy?

Abaixo a estrutura que seguimos para chegar nos resultados apresentados.

  1. Desk research
    1. dados científicos
    2. leis e regulamentações
    3. influenciadores
  2. Questionário
    1. objetivo de criar um mailing inicial 
  3. Pesquisa qualitativa: entrevistas com especialistas
  4. Benchmarking
    1. Tamanho de mercado
    2. Entender a concorrência
    3. Valores aplicados

Construção da estratégia

Após 2 meses de pesquisa iniciamos a modelagem do negócio e a construção da estratégia mercadológica. Ao compilar os dados, as áreas mais receptivas para a nova tecnologia eram os segmentos odontológicos, farmácia e fisioterapia. Isso porque essas áreas já possuíam regulamentação sobre uso do ozônio para tratamentos anti-inflamatórios. Esses três nichos representaram a metade do mercado respondente da pesquisa quantitativa.

O mapeamento dos conselhos de cada classe aponta que existem mais de 2 milhões de profissionais atuando nesse mercado em todo o Brasil. Ou seja, aplicando a técnica do TAM, SAM, SOM, esse total representa o mercado completo. 

Os valores do TAM ficaram bastante significativos para esse novo segmento, no entanto, durante as conversas com os potenciais clientes verificamos a necessidade de alguns serviços que poderiam gerar serviços recorrentes para a empresa. Não somente a comercialização do produto em si, mas também da manutenção e reposição de alguns itens. Além de treinamentos técnicos sobre o uso do ozônio. 

TAM, SAM e SOM é uma técnica que ajuda a analisar os mercados possíveis para trabalhar em um curto prazo. Gostou?

Vem falar com a nossa equipe, temos certeza que poderemos ajudar 😉

Self service de produto e vendas recorrentes

A modelagem do negócio ficou sendo o produto com venda direta self service via internet e o recorrente por meio de serviços agregados ao produto, gerando venda direta com valores significativos a curto prazo e relacionamentos de longo prazo por meio dos serviços prestados com recorrência.

Criação de propósito por meio de marketing de comunidades

No nicho de mercado viável existe um grande senso de comunidade em que as pessoas trocam informações sobre a democratização do acesso à saúde. Portanto, uma das sugestões foi a aplicação da técnica de marketing de comunidade, fomentando o compartilhamento de informações, treinamentos curtos e webinars sobre a nova tecnologia. Enfim, tudo com objetivo de fomentar a criação de uma comunidade com uma causa, mostrando o propósito da marca.

Ambiente de troca

Grupos de conversas por canais como Whatsapp ou Telegram.

Essas diretrizes de atuação no formato de comunidades foram construídas baseadas nas entrevistas com os especialistas, influenciadores e profissionais de saúde. Ficou bastante evidente o senso de comunidade e engajamento daqueles que já usaram ou usam o ozônio para tratamentos. 

Conclusão

O UX strategy pode ir muito além de organizar a visão da equipe quanto a estratégia da empresa, é uma maneira de investigar o mercado aliando as necessidades dos potenciais clientes a um novo produto ou tecnologia. Trabalhando as questões de comportamento do consumidor com a movimentação estratégica de mercado. Analisando potenciais riscos e maximizando negócios em uma cadeia de valor inteira.

Bacana ver as diferentes formas da atuação do design, não é mesmo? Quer aplicar esses conceitos na sua empresa?

Vem falar com os Ideativos!

Dicas de leitura

 UX Strategy: How to Devise Innovative Digital Products That People Want

Lean Inception: How to Align People and Build the Right Product

Blue Ocean Strategy, Expanded Edition: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant

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