Saiba o que é UX design e qual o impacto dele nos negócios

Luize Ribas
Luize Ribas
person writing on white paper

Entenda o que é o UX Design, quais são os diferenciais e porque você deveria investir em UX Design se quer escalar seu negócio e melhorar a experiência de seus usuários!

Uma pesquisa interessante para avaliarmos o impacto do UX Design aos negócios foi a realizada pela McKinsey&Company, o The Business Value of Design, que avaliou o impacto do design nos resultados de mais de 300 empresas de diferentes setores. 

Segunda a pesquisa, as organizações que investiram em um bom design e em uma boa experiência a seus clientes conquistaram um aumento de receita em 32% e de retorno financeiro total aos acionistas mais rápido e expressivo de 56%, em um prazo de 5 anos quando comparadas àquelas que não possuíam uma boa pontuação de design calculada pelo estudo, o MDI (McKinsey Design Index), 

Esse estudo avalia 4 grandes temas relacionados ao design: liderança analítica, experiência do usuário, talentos multidisciplinares e iteração contínua. As empresas que possuem um design relevante, fazendo parte dos 25% de pontuação mais alta do MDI, foram as que  geraram esse resultado.

Agora que já vimos os resultados desse impacto do design aos negócios, vamos juntos entender sobre o que falamos quando conversamos sobre um design preocupado com a experiência de usurário. Vem com a gente!

Aplique o UX design em seus projetos com a Equipe da Ideativo

ux strategy para retenção de clientes
Workshop de definição estratégica da atuação do UX design em um produto digital.

O que é UX Design?

UX Design é uma abreviação de “User Experience Design” (Design de Experiência do Usuário, em português), que se refere à prática de projetar produtos, serviços, sistemas e interfaces digitais de forma que proporcionem uma experiência positiva e satisfatória para os usuários finais.

O objetivo do UX design é criar soluções que atendam às necessidades e expectativas dos usuários, tornando o uso do produto ou serviço fácil, intuitivo e agradável. Para isso, o UX designer utiliza técnicas de pesquisa e análise de usuários, desenvolvimento de protótipos e testes de usabilidade para identificar problemas e oportunidades de melhoria na experiência do usuário.

O UX design abrange diversas áreas, como design de interação, design de informação, arquitetura da informação, pesquisa de usuários (UX research), design visual, entre outras. É uma área em constante evolução, pois as expectativas dos usuários e as tecnologias disponíveis estão sempre mudando.

Quais são os diferenciais?

Existem vários diferenciais do UX Design, tais como:

  • Abordagem centrada no usuário: o UX Design coloca o usuário no centro do processo de design, o que significa que as soluções criadas são orientadas para as necessidades e expectativas dos usuários. Isso pode resultar em produtos mais úteis e satisfatórios.
  • Enfoque na experiência: o objetivo é criar uma experiência do usuário positiva e satisfatória, considerando não apenas as funcionalidades do produto, mas também a forma como o usuário interage e se sente ao usá-lo. Isso pode aumentar a satisfação do usuário e, consequentemente, sua fidelidade.
  • Uso de métodos de pesquisa: para entender melhor o usuário e seus comportamentos, necessidades e expectativas. Isso pode levar a insights valiosos que podem ser aplicados para melhorar a solução final.
  • Prototipagem e testes: o UX Design valoriza a prototipagem e os testes de usabilidade como uma forma de validar as soluções e garantir que elas funcionem da forma esperada para o usuário final. Isso pode ajudar a identificar problemas e oportunidades de melhoria em fases iniciais do processo de design, evitando retrabalhos e reduzindo custos.
  • Design colaborativo: vale dizer que o UX Design envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais, como designers, desenvolvedores, pesquisadores e stakeholders, trabalhando juntos em prol de um objetivo comum: criar soluções que atendam às necessidades do usuário. Isso pode levar a soluções mais inovadoras e eficazes para o seu negócio!

Em resumo, os diferenciais do UX Design incluem uma abordagem centrada no usuário, foco na experiência, uso de métodos de pesquisa, prototipagem e testes, e design colaborativo, o que pode resultar em soluções mais eficazes e satisfatórias para o usuário final.

É importante entender que cada projeto terá suas particularidades, mas que o objetivo final do UX Design será sempre de unir as expectativas dos usuários com as necessidades e estratégias dos negócios para resultados mais duradouros e positivos.

Traga diferencial competitivo para os produtos digitais aperfeiçoando a usabilidade do sistema!

Benefícios

Existem diversos benefícios do UX Design para as empresas e para os usuários finais. Vantagens que resultam na melhoria direta dos resultados dos negócios. Veja alguns deles:

  • Melhoria na satisfação do usuário: Um bom UX Design cria produtos e serviços que são fáceis de usar e que atendem às necessidades dos usuários. Isso aumenta a satisfação dos usuários e a probabilidade de que eles retornem e recomendem o produto ou serviço para outros.
  • Aumento da eficiência: Um produto bem projetado economiza o tempo e esforço dos usuários, tornando as tarefas mais fáceis e rápidas de serem concluídas. Isso pode aumentar a produtividade e a eficiência dos usuários.
  • Redução de custos: A identificação e correção de problemas de UX em fases iniciais do desenvolvimento pode evitar a necessidade de alterações mais caras no futuro. Além disso, um produto com boa experiência do usuário pode reduzir os custos de suporte ao cliente e melhorar a retenção de usuários.
  • Melhora da competitividade: Um UX Design bem elaborado pode ajudar a destacar um produto ou serviço em um mercado competitivo. Produtos que oferecem uma experiência de usuário superior podem se destacar da concorrência e conquistar a preferência dos usuários.
  • Aumento da receita: Um produto com boa experiência do usuário pode aumentar a probabilidade de conversões, compras e assinaturas do negócio. Além disso, usuários satisfeitos tendem a gastar mais e retornar com mais frequência, aumentando as receitas da empresa.

Em resumo, o UX Design pode ajudar a criar produtos e serviços que atendam às necessidades dos usuários e das empresas, gerando satisfação e valor para ambos.

Pesquisa exploratória para a inserção de novas tecnologias no 190 da Polícia Militar (veja o case)

Por que aplicar UX Design nos negócios?

De maneira resumida, podemos dizer que o UX Design aplicado aos negócios poderá aumentar a competitividade da sua empresa, aumentar a taxa de conversão do negócio e diminuir a taxa de cancelamento (churn rate), auxiliar os usuários na tomada de decisão e melhorar a satisfação geral do usuário com seu produto ou serviço. 

Além disso, o UX Design pode tornar seu negócio mais ágil e escalável. Facilitando a aplicação de mudanças quando necessárias, o incremento de novas estratégias de negócios e de inovação. Características fundamentais para as empresas que querem se destacar no mercado, hoje em dia.

Se você quer saber como aplicar todas as estratégias de UX Design em seu negócio, fale agora mesmo com os Ideativos e descubra como podemos te ajudar!

Entre em contato com nossa equipe!

Curtiu? Deixe sua avaliação

É só um clique 😉

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gostou? Então, cadastre-se para receber nossos conteúdos​

Conteúdos recentes

Minha conta