Saiba como a gamificação potencializa a experiência e engaja os usuários

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Eduarda Souza

Quando falamos em jogos, o que vem à sua mente? UNO, pega-varetas ou até mesmo um jogo digital como GTA? Independentemente da resposta, é provável que você já tenha experimentado algum tipo de jogo em sua vida. Mas, afinal, qual é a relação entre jogos, experiência do usuário e negócios? Diversas plataformas digitais apresentam dinâmicas de jogos para poder engajar e reter clientes. Vamos explorar essa conexão por meio de um estudo de caso e conceitos teóricos.

Fonte: autora.

O case

Estávamos trabalhando em um projeto de educação corporativa, onde havia um grande desafio: engajar os usuários para que cumprissem as tarefas necessárias para finalizar o percurso da imersão que eles haviam adquirido.

Então, após uma série de dinâmicas com a equipe, chegamos a gamificação como um recurso para auxiliar na solução dos problemas que havíamos levantado.

Mas porquê a Gamificação? Vamos ver algumas definições para nos ajudar a responder essa pergunta:

Gamificação (do original em inglês Gamification) corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos ou de despertar engajamento entre um público específico. Agilizar processos de aprendizado ou de treinamento e tornar mais agradáveis tarefas consideradas tediosas ou repetitivas.

Gamification-INC


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O Desafio

Tendo como base a definição de gamificação do livro Gamification-INC, podemos entender como a aplicação desta metodologia nos ajudou a projetar soluções para os problemas encontrados.

Durante a imersão, levantamos três grandes problemas que compõe nosso desafio de engajamento:

  1. Conectar esta imersão a outros produtos da empresa para fomentar o negócio;
  2. Promover sentido e entender o valor gerado para os usuários (métricas de sucesso);
  3. Engajar os usuários a realizar tarefas que podem ser consideradas tediosas, porém muito necessárias para a imersão.
Entende-se gamificação como o processo em que se aplica elementos lúdicos em contextos não relacionados a jogos. Nesse sentido, conceitos e processos de um design de jogo, como progressão, organização em níveis, componentes da mecânicas de um jogo, dentro outros, são aplicados em produtos que não foram estruturados como tal.

Gamificação em Debate

Um processo de gamificação não significa necessariamente participar de um jogo, mas sim apoderar-se de seus aspectos mais eficientes como estética, mecânica e dinâmicas para emular os benefícios que costumam ser alcançados com eles e transformar ou desenvolver novos comportamentos.

Gamification-INC

A solução

Para projetar soluções, tínhamos que pensar como os mecanismos dessa gamificação iriam fazer com que os nossos usuários atingissem os seus objetivos e os do negócio.

Depois de várias sessões de dinâmicas imersivas e ideativas em nossos problemas, chegamos a uma jornada de gamificação que seria aplicada dentro da imersão (produto digital) para criar o engajamento desejado.

Nos apoderamos dos aspectos eficientes aplicados em jogos para criar os benefícios para os usuários e para o negócio:

  1. Mecanismo de Conquistas: Oferecemos uma amostra de outros produtos (A conquista) da empresa para conectar esta imersão a outras áreas e fomentar o negócio, enquanto o usuário se sente realizado e reconhecido;
  2. Dinâmica de Níveis: coletando métricas dos níveis conseguimos medir o valor entregue em cada etapa da jornada (métricas de sucesso);
  3. Dinâmica de Atividades: Engajamos os usuários a realizar as tarefas necessárias para a imersão que podem ser consideradas tediosas, de uma forma benéfica e leve.

Conclusão

Unindo a metodologia de gamificação com os aspectos utilizados em jogos, conseguimos trazer uma certa atratividade para o negócio pois, os seres humanos sentem-se fortemente atraídos por jogos. Ao longo dos séculos, praticamente todas as civilizações conhecidas estiveram associadas a algum tipo de competição importante para a estruturação social da comunidade à qual pertenciam.

Portanto, utilizar de estratégias de games aplicadas a contextos que fazem sentido, pode ser muito rentável para o negócio, além de ser benéfico para o usuário e criar um diferencial de mercado se bem projetada e implementada.

Referências:

Gamification-INC
Gamificação em debate


Quero aplicar gamificação nos meus produtos

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