Não chora, faz logo o teste de usabilidade

Picture of Patricia Prado
Patricia Prado

É bem comum durante o desenvolvimento do projeto ouvir da equipe: já conhecemos as necessidades do usuário, não dá tempo, não tem dinheiro e infraestrutura para investir em teste de usabilidade ou conversar com os usuários finais.

São argumentos válidos, no entanto, se você consegue identificar e antecipar problemas antes mesmo do desenvolvimento de seu produto, todo o tempo e dinheiro investidos retornam na forma de eficiência. Dessa maneira, a priorização é mais assertiva e o rendimento aumenta, pois os erros são minimizados.

Aplicação de testes remotos com moderação para sistemas de viagens na versão mobile

Teste de usabilidade remoto

Uma alternativa rápida e prática é realizar os testes remotamente. Neste case, realizamos 9 testes de usabilidade durante 3 semanas e conseguimos estimar uma média de 16 horas de trabalho para todo o processo do experimento. Incluindo o planejamento, recrutamento, agendamento, preparação técnica, aplicação e compilação.

Transformando isso para horas diárias, foram 2 dias de trabalho full time. Utilizamos como ferramentas o Skype, Google docs e internet. Esses argumentos demonstram que não é um investimento tão elevado, considerando todos os benefícios que o teste de usabilidade traze ao desenvolvimento do projeto.

Projeto de comunicação interna de grandes corporações criada pela Digitro tecnologia

Definindo objetivos

Para ter essa agilidade na aplicação dos testes é importante definir muito bem os objetivos do negócio. Por exemplo, em outro case nosso, um dos clientes solicitou que gostaria de saber a melhor forma de ter conversão no produto.

Para isso, no planejamento, a equipe já identificou algumas hipóteses que poderiam ser estratégicas para a conversão. A partir daí, o roteiro de testes de usabilidade buscou validar ou invalidar essas hipóteses, compilando informações fundamentais para o desenvolvimento do produto.

Além disso, é muito importante ter o processo de pesquisa bem delineado, principalmente se a aplicação dos testes forem realizados de maneira simultânea.

Conclusão

Viu? Não é tão complicado, caro e oneroso fazer os testes. Então, larga mão de colocar impeditivos e literalmente faça testes de usabilidade de seu produto. Você vai perceber que isso é muito mais vantajoso, do que procurar motivos para não fazer!

Se quiser aplicar testes de usabilidade no seu produto, vem falar com a nossa equipe de especialistas!

Quer ficar por dentro de assuntos relacionados a UX design? Então assine agora mesmo nossa news e nos siga nas redes sociais. 😉

Curtiu? Deixe sua avaliação

É só um clique 😉

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gostou? Então, cadastre-se para receber nossos conteúdos​

Conteúdos recentes

Minha conta