Design de serviços e novas formas de gerar valor aos negócios

Daniela Bianchini
Daniela Bianchini

Olhar produtos com abordagem de design de serviços é favorecer a percepção de todo o potencial de experiência que uma pessoa pode ter ao se relacionar com um objeto. Diferente do pensamento focado somente no produto em si, vivenciado desde a revolução industrial, nesse novo olhar empresas percebem no mesmo infinitas possibilidades de interação com seus clientes.


Se antes o relacionamento da empresa com o cliente terminava nas prateleiras, no ato da venda, hoje ele se estende a todos os momentos em que as pessoas usam seus produtos. Extrapolamos a lógica do ganho somente através da produção em série no menor custo possível e passamos a pensar também no valor entregue em todo o processo.


Um purificador de água, por exemplo, pode se tornar de um objeto utilitário comprado numa loja a uma experiência cheia de valor em toda jornada de uso. Como? O cliente pode ter acesso a serviços de instalação, manutenção, descarte adequado, etc. Optando pelo produto que entrega junto esses serviços, ele resolve todos os obstáculos existentes entre ele e a experiência de ter água limpa e segura para beber em casa. Ou seja, a fonte de valor percebido se desloca do objeto para a experiência de uso, de ponta a ponta.


Essa forma de pensar tem tudo a ver com metodologias de Design Thinking e UX, onde o foco é colocado nas pessoas, suas necessidades e contextos, em negócios sustentáveis e em toda cadeia envolvida no processo de atendimento ao cliente, para que esse receba, vivencie e perceba uma experiência positiva em toda a jornada com determinada empresa.

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