Entenda como utilizar o canvas para o desenvolvimento do storytelling e como aplicar isso em seu negócio.
Atualmente, existem canvas para tudo que é coisa. Aqui na Ideativo utilizamos diversos canvas diariamente, consultamos o que já construímos, debatemos em equipe e com o cliente, revalidamos conceitos e visões para confirmar se tudo continua no mesmo caminho. Apesar disso, da facilidade que os canvas nos trazem, não podemos aplicar aleatoriamente em todos os casos, temos que entender o porquê e o resultado que queremos alcançar.
Aqui na casa trabalhamos com business design e ajudamos nossos clientes a formatarem novos modelos de negócios e propostas inovadoras. A maioria dos empreendedores tem dificuldade de sintetizar a quantidade de informações que possuem a respeito do novo negócio. Em função dessa necessidade de criar uma história impactante, utilizamos o Pitch Canvas. Justamente, visando aplicar o canvas para o desenvolvimento do storytelling do negócio.
A base desse canvas foi construída a partir da proposta feita pelo Dan Nessler, da Hyper Island. Cntudo, adaptamos para a realidade dos nossos clientes e, após aplicá-lo diversas vezes, acreditamos que ele está maduro o suficiente para compartilhar com vocês.
Antes de seguir para a explicação do canvas, é importante esclarecer o que é storytelling e o arco dramático que ajuda a entender o funcionamento do canvas para o desenvolvimento do storytelling. Então, segue com a gente! 😉
Storytelling
Storytelling é a melhor forma de manter a atenção de uma pessoa focada enquanto o autor orquestra a mensagem. É possível perceber que o conceito de storytelling confunde-se bastante com o de narrativas. Porém, um ponto importante os delimita: storytelling é a técnica de contar uma boa história por meio de uma narrativa. (Janssen, et al. Investigando a Elaboração de Narrativas em Jogos Sérios)
Collantes (2013) destaca que a narrativa se desenvolve através de uma sequencialidade articulada de ações que determinam o tempo e levam a transposições sucessivas de situações e estados. Busarello, Ulbricht e Fadel. Gamificação na educação
Arco dramático – narrativa
Outra maneira de manter o engajamento é pensar no arco dramático. Em suma, trata-se de um artifício oriundo das artes literárias e cinematográficas – bebendo da filosofia aristotélica –, que auxilia a pensar em uma experiência engajadora do início ao fim.
Tensão e curiosidade
Em videogames, por exemplo, a história é uma maneira de envolver o jogador, apresentar personagens, desafios, os conflitos enfrentados pelos atores envolvidos e, a medida que o jogo segue, as tensões se intensificam ou diminuem. Dessa forma, manter a tensão e curiosidade faz com que os jogadores fiquem envolvidos até a resolução do problema.
O Pitch Canvas é um quadro que facilita a construção de um storytelling consistente e envolvente. Isso porque ele utiliza conceitos do arco dramático para alcançar uma conexão afetiva com o expectador, envolvendo sua atenção e emoção ao longo da narrativa.
Faça o download do Pitch canvas – storytelling
Benefícios do Pitch Canvas
- Ser assertivo nas informações que devem ser repassadas a audiência;
- Amplia a possibilidade de visualizar as informações que são secundárias;
- Possibilita testar a narrativa da história e avaliar se ela está coerente e concisa;
- Reduz o tempo de discurso, ou seja, você tem maior aproveitamento do tempo e atenção de seu usuário;
- Você identifica os marcos para a mudança dos tópicos ao longo da jornada.
Como o canvas para o desenvolvimento do storytelling funciona?
O canvas para o desenvolvimento do storytelling para negócios é baseada em quatro camadas. Veja quais são:
- Pessoas: na parte superior, onde tem os três primeiros blocos, a ideia é refletir sobre o problema e as pessoas envolvidas, quem está sendo impactado pelo problema e quem vai ouvir a história. Busca-se, então, criar conexões entre os atores. Ou seja, avaliar se o problema pode ser abordado de maneira que a audiência se sinta próxima das personas ou que já tenha passado pelo mesmo problema. Identificação é palavra-chave no storytelling!
- Solução: no bloco da grande ideia, é hora de explorar o problema e a ideia de solução, onde serão explorados os pontos mais interessantes da proposta. Nesse momento, é legal ser simples e trazer gatilhos emocionais para envolver a audiência. Uma história do quanto a solução impactou no dia a dia da persona pode ser um caminho interessante para você seguir.
- Mercado/Negócios: nos três blocos inferiores são evidenciados os dados, como o mercado pode se beneficiar da proposta e, por fim, os resultados esperados com o desenvolvimento e evolução da ideia.
- Narrativa: o bloco final é um guia para distribuir as informações ao longo da narrativa e buscar desenvolver a história de maneira que ela seja o mais envolvente possível. Por causa disso, você pode utilizar o arco dramático. Com ele é possível entender os marcos da sua narrativa e em quais momentos aplicar os gatilhos emocionais para prender a atenção da sua audiência.
Aplicação prática do storytelling em pitch de negócios
Para exemplificar a aplicação da técnica, utilizamos um case do mercado da saúde para mostrar como podemos criar conexões com os investidores ou interlocutores. Nesse cenário, utilizamos dados baseados em uma pesquisa bem rápida, ou seja, os dados são meramente ilustrativos. Apenas para embasar a argumentação e criar um recurso didático da aplicação do storytelling em um pitch de negócios.
Curtiu conhecer a aplicação do canvas para o desenvolvimento do storytelling de seu negócio? Deixe seu comentário aqui!
Se você se interessou pelo nosso trabalho e quer saber mais, clique aqui e inicie uma conversa com nossos especialistas!
Curtiu? Deixe sua avaliação
É só um clique 😉
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.