O mundo fashion das Buzzwords

Muito comum ouvir que um produto ou serviço foi criado com processos de Design Thinking, utilizando conceitos de UX design dentro de uma abordagem ágil. Feito por especialistas em Design de Serviços que, por meio de Growth Hacking, garantem o engajamento dos usuários.

Outros tantos termos, muitas vezes em inglês, vem rodeados de significados que tentam descrever algum processo ou método, mas, segundo Franki, as mudanças na tecnologia e tendências trazem grande impacto em alguns nuances entre as metodologias e conceitos.

No mundo de Buzzwords vale esclarecer como elas se aplicam na nossa realidade. Por isso, buscamos trazer o resumo de alguns conceitos que utilizamos. No entanto, acreditamos que essa discussão ainda está em curso e, algumas empresas aplicam de forma diferenciada, por isso convidamos a trocar uma ideia com a gente.

Nosso framework é baseado nos conceitos de Human Centered Design (HCD), o processo se inicia com pessoas e busca atender às suas necessidades, oferecendo empatia e compartilhando aprendizados. Sempre envolvendo os clientes, usuários e equipe durante o processo de desenvolvimento.

Lean UX: processo interativo em que se constroem protótipos, visando receber feedbacks para resolver problemas antes de seguir para o desenvolvimento de fato. No Lean UX a validação de hipóteses é constante e, nesse processo, busca-se mensurar e refinar as ideias.

Arquitetura de informação: no universo do design a AI oferece maneiras de projetar apenas a estrutura, podendo assim prototipar de maneira rápida. Segundo Rosenfeld e Morville (2002) os elementos que constituem a AI são: navegação, organização, rotulação, vocabulário controlado e metadados.

Design de Interação (DI): abrange os aspectos relacionados a interação entre pessoas e objetos, envolvendo questões como ergonomia, psicologia, engenharia entre outros. Está diretamente liga à Interface do usuário (UI), segundo Dan Saffer, o DI é a arte de facilitar a interação entre humanos e artefatos.

Interface do Usuário: aborda questões relacionadas a estéticas, componentes de ação e comunicação da interface, oferecendo ao usuário informações relevantes para a interação com o sistema.

Esse é o mundo das buzzwords aqui no Ideativo Design, no entanto, ele é bem maior e complexo, por isso, buscamos trazer o resumo daquelas que consideramos mais importantes.

Fontes: FrankiIDEOIrla Ribeiro, Érico Fileno

Siga-me os bons @ideativodesign

Patricia Prado
patricia@ideativodesign.com.br

Mestranda em Interfaces e Interações Comunicacionais na UDESC, especialista em Design Experiencial pela UFSC e formada em Desenho Industrial pela FAAB. Trabalha com design há mais de 15 anos. Tem no currículo experiências pelas empresas RBS, DOT, Pixeon e Dígitro.

GOSTOU? CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.