Conheça o que é Design Sprint, os diferentes tipos, para que serve e quais são as vantagens de utilizá-la no seu negócio ou projeto!
A transformação digital veio para revolucionar o mercado de trabalho e cada vez mais as empresas estão percebendo a necessidade de acompanhar essas mudanças. Não importa de qual seja o setor ou porte da empresa, um problema é muito comum: identificar soluções competitivas na velocidade que o mercado exige.
Em um mundo globalizado e interconectado, no qual estamos inseridos no conceito do mundo VUCA, acrônimo em inglês para volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, é essencial ter agilidade e eficiência para criar soluções competitivas para seu negócio ou estar preparado para perder espaço e dinheiro no mercado.
Por isso, trabalhar com a metodologia Design Sprint é perfeita, pois é indicada para lidar com projetos dinâmicos. Mas o que é Design Sprint e pra que serve? Quais são as vantagens para o seu negócio? Descubra agora.
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Entenda o que é Design Sprint
O Design Sprint surgiu através de uma experiência que Jake Knapp teve em 2009 quando foi conhecer o trabalho de Serge Lachapelle e Mikael Drugge. Eles tinham a ideia de revolucionar na forma de fazer videochamadas, utilizando um software de videoconferências em que pudesse ser executado em um navegador web, sem precisar fazer downloads.
Para a criação do protótipo eles contavam com um tempo muito curto, mas a empreitada deu certo! Estamos falando da criação do Google Hangouts que é muito utilizado atualmente.
Foi durante esse período que Jack começou a elaborar uma metodologia que transformasse os processos de criação de produtos. Em parceria com Braden Kowitz, John Zeratsky e Michael Marlis, o Design Sprint foi colocado em prática pela primeira vez em 2012, quando o método foi apresentado para o Google Ventures (GV).
Para que serve a metodologia
O objetivo da metodologia é conseguir diminuir semanas ou até mesmo meses de discussões sobre um projeto para no máximo 5 dias. Para isso, além de agilidade, também é preciso ter uma organização bem estruturada e colaborativa.
Por exemplo, para a criação de um protótipo era preciso meses de discussões e testes. Geralmente o processo levava bem mais tempo no desenvolvimento do que é realizado com a metodologia de Design Sprint, criada pelo Google Ventures. Atualmente, essas etapas de desenvolvimento são divididas em apenas 5 dias, cada um deles focado em uma etapa do processo até a validação da ideia:
- Dia 1. Entender o problema
- Dia 2. Divergir
- Dia 3. Decidir
- Dia 4. Prototipagem
Com o Design Sprint é como se fossem eliminadas as etapas de construção e lançamento e, assim, diminui o tempo para alcançar o objetivo. Nesse sentido, uma boa consultoria pode ajudar as equipes e empresas a implementar a metodologia e garantir o sucesso dos projetos.
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Como implementar uma Design Sprint?
Agora que você já sabe o que é Design Sprint e para que serve, está na hora de aprender a como implementar. Embora o objetivo seja agilizar processos, se não tiver uma boa estrutura, além de um trabalho colaborativo, isso não vai dar certo.
Portanto, para que a metodologia funcione, é preciso durante os 5 dias seguir o seguinte passo a passo:
- Entendimento;
- Definição;
- Divergir;
- Decidir;
- Protótipo;
- Validação.
Só que, para conseguir realizar o passo a passo, nem sempre é possível fazer somente com os integrantes da empresa. É preciso contar com representantes das áreas envolvidas, como:
- Product Manager;
- Engenheiros;
- UX/UI Designers;
- Pesquisadores;
- Especialistas da área;
Para conseguir chegar no objetivo, além de entender qual tipo de DS (Design Sprint) usar, contar com uma consultoria é fundamental. Assim, sua empresa é guiada passo a passo, sem deixar nada para trás e chega ao ponto desejado.
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Quando usar a Design Sprint?
Essa metodologia pode ser usada em qualquer empresa e pode ser utilizada em 4 tipos de situações:
1. Começo de um projeto: Ajuda a entender e definir o produto que a empresa precisa desenvolver para solucionar um determinado problema.
2. Quando o projeto está em andamento: orienta a como lidar e superar problemas que aparecem em alguma etapa do projeto.
3. Aceleração: Quando processos precisam ser agilizados que geralmente poderiam levar mais tempo.
4. Integração de equipes: Alinha os integrantes para garantir que todos estejam bem inteirados com o que está acontecendo para alcançar o objetivo.
Quando se fala em Design Sprint e para o que essa metodologia funciona, é comum muitos pensarem somente no processo de criação de produtos. Mas a metodologia pode ser utilizada de diversas formas, para isso, é preciso conhecer os tipos de Design Sprint.
Conheça os tipos de Design Sprint
Mapeamos 2 tipos de Design Sprint mais utilizados. Conheça abaixo:
Design Sprint de produto
De fato, esse é o tipo original da aplicação da metodologia. Com ele é possível ter ideias como:
- Criar protótipos clicáveis para poder testar novos fluxos;
- Jornadas de usuários;
- Desenvolver soluções para problemas existentes em produtos.protótipos;
- Aprofundar conhecimentos sobre problemas latentes e criar experimentos rápidos em busca de soluções.
- Criar conexões entre diferentes pontos de vista em busca de uma solução única.
- Antecipar possíveis problemas antes do desenvolvimento e implementação.
Design Sprint de processo
O foco é poder otimizar processos organizacionais e pode ser então usado nos mais diversos setores de uma empresa. Dessa forma, trabalhando com a metodologia nesse foco, é possível ter resultados como:
- Criar e experimentar processos antes da implementação;
- Criar um fluxo e mapa dos processos;
- Identificar os stakeholders e em qual momento interagem com o processo;
- Diferentes setores concordam com um fluxo de trabalho que seja bem fluido.
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Benefícios de aplicar a Design Sprint
Diminuir o tempo de um processo que poderia levar meses até a concepção de um projeto é um benefício e tanto, certo? Mas o DS não se resume a apenas isso! Confira, então, 5 benefícios que sua empresa pode ter ao aplicar a metodologia:
- Feedback do usuário: Você testa protótipos com usuários reais e esses feedbacks podem ajudar com mais ideias.
- Visibilidade e alinhamento: Com o DS diversas equipes se unem para lidar com o desafio, mas todos estão bem alinhados, ajudando na comunicação além de acelerar da melhor forma o desenvolvimento.
- Menos riscos e custos: Quanto menos custos, melhor, não é mesmo? Além disso, mesmo que o a metodologia utilize pouco tempo, isso não significa que o processo é raso, pelo contrário! Tudo é muito aprofundado para evitar riscos.
- Promoção de cultura de inovação: Esse tipo de metodologia contribui com a cultura de inovação, refletindo em várias áreas da empresa.
- Foco no trabalho: Com pouco tempo para tirar o “projeto do papel” todos ficam mais focados no trabalho, sabendo que não vão precisar de longos períodos de discussões desnecessárias.
Agora que você já sabe o que é design sprint e as vantagens que seu negócio pode ter ao utilizar a metodologia, que tal dar o próximo passo?
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