Inteligência artificial para segurança pública
Trabalhar inovação para setores mais conservadores é um desafio, mas também um universo cheio de possibilidades!
- Cases de mercado - Softplan
Desafio
Desenvolver um novo negócio focado em segurança pública, baseado em cenários e cases reais. Por ter um universo bastante amplo, quase 60% do tempo foi focado em pesquisa, após a validação e apresentação de interesse por parte dos usuários é que iniciamos o desenvolvimento da ferramenta. A estrutura tecnológica foi realizada pela empresa contratante. Entregamos todas as informações e a Prova de Conceito (POC) validada com os consumidores da tecnologia.
Tempo de trabalho: 5 meses | 500 horas de trabalho | +100 entrevistas | 10 visitas de campo
Contribuições
- Estratégia de UX
Construção de conhecimento
Com a pesquisa com a corporação da PM e Bombeiros foi possível mapear diversas oportunidades de melhorias. No entanto, em parceria com a equipe de negócios (comercial) identificamos um ponto bastante interessante para trabalhar com Inteligência artificial e facilitar o processo de atendimento do 190. Com a pesquisa, conseguimos nos aproximar desses problemas e projetar uma prova de conceito bem aderente às necessidades dos usuários e atingindo os objetivos da pesquisa contratada.
> Entrevistas e questionários
- Problema identificado
Central Regional de Emergencias
Os objetivos do projeto era de trazer inteligência e integração dos dados. Durante o processo surgiram diversas hipóteses. No entanto, identificamos um ponto em que poderíamos inserir um filtro com captura de dados por meio de uma inteligência artificial que faria um pré-atendimento tirando do processo ligações mudas, de outros orgãos, ou com muito ruído. Facilitando e agilizando o atendimento pelas equipes. Veja alguns números que embasaram as decisões de projeto.
4000
mil ligações são atendidas diariamente na CRE
10%
são atendimentos que se tornam ocorrências de fato
3 meses
de treinamentos para realizar os atendimentos
A pesquisa visa diminuir as incertezas frente a uma nova proposta de solução tecnológica. Etapa fundamental para quem deseja construir soluções aderentes às necessidades de seus usuários!
Vamos conversar sobre seu projeto!
- Arquitetura de informação
Árvores de decisão
Com base nos processos internos da CRE e das palavras-chaves mencionadas pelo público, desenvolvemos uma árvore de decisão que faz um filtro inicial para reduzir a taxa de atendimentos que não são ocorrências. A inteligência foi treinada para identificar ligações mudas, com ruídos ou solicitação de outros órgãos. Qualquer ligação nítida que não esteja dentro dos critérios desenhados são encaminhados diretamente para o atendimento.
A solução
Assistente de atendimento virtual humanizado que auxilie no atendimento das centrais. A ideia é inserir uma inteligência artificial para fazer a filtragem das ligações mudas ou que são ligações de outros órgãos como: SAMU ou Bombeiros. Esse filtro evita que os profissionais de atendimento do 190 recebam ligações que não geram ocorrências, otimizando a comunicação com a população.
Resultados
Nesse projeto conseguimos eliminar etapas para emissão de notas fiscais que eram obrigatórias por leis antigas, atualizamos conforme a legislação atual. Além de projetar formulários mais amigáveis para a emissão das notas. Construímos um fluxo de navegação integrado entre comercial e faturamento.
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