Contratar uma consultoria em UX design pode trazer uma perspectiva única sobre problemas, soluções e oportunidades para seu produto, impactando diretamente os resultados de receita e satisfação do cliente
A cultura de centralidade no cliente (ou customer centricity) está ganhando cada vez mais força. Atualmente, o desenvolvimento de produtos e serviços pelas empresas é determinado pelas necessidades do cliente – e não mais o contrário.
Dados de uma pesquisa da Forrester apontam que as empresas que se preocupam em definir uma estratégia de customer experience cresce 15% a mais que outras organizações.
Não à toa, tem sido estratégico para as empresas que desenvolvem ativos digitais contar com o apoio de uma consultoria em UX design. Isso porque um UX design consistente tem impacto direto sobre resultados de receita e satisfação do cliente.
Além disso, a consultoria em UX design tem experiência em diferentes nichos de mercado, potencializando o processo criativo das soluções do seu negócio. Vale destacar também que, quantos mais cenários de estudo com usuários do sistema, maior será a gama de possibilidades a serem aplicadas em sua solução.
O que é UX Design?
A missão do UX Design é promover uma interação prática, relevante e satisfatória do usuário com o produto. Para isso, porém, é preciso considerar vários aspectos, do branding à usabilidade.
Afinal, um produto é resultado de um conjunto de diferentes experiências que vão além do produto em si. Por isso, de nada adianta ter um bom produto se a jornada de consumo que ele oferece deixa uma lembrança ruim.
Nesse sentido, o design da experiência do usuário não se resume a um software visualmente atraente. Itens como acessibilidade, usabilidade, integração, navegabilidade, fluxo de tarefas, wireframes, etc. também são fundamentais e devem convergir para atender às necessidades dos usuários por meio da melhor experiência possível.
Trabalhando em sintonia com o UX Design temos o UI Design (User Interface). Embora os dois tenham o mesmo objetivo, UI foca nas interfaces gráficas para guiar as ações do usuário enquanto ele interage com o produto.
Através de botões, tipografia, ícones e cores, o UI leva o usuário a executar intuitivamente determinadas ações ou percorrer determinado fluxo. Botões de call-to-action com ícones ou cores chamativos, por exemplo, são um recurso popular de UI.
Benefícios do design da experiência do usuário
Investir em UX Design definitivamente vale a pena! Existem vários benefícios associados a experiência do usuário bem-sucedida. Confira algumas delas:
- Aumento de receita: estima-se que para cada dólar investido em UX Design, a empresa pode esperar um retorno de investimento de até US$ 100. Outra pesquisa, conduzida pela McKinsey, comprovou que num período de cinco anos, empresas que incorporaram testes reais de usuários e insights de pesquisa a todas as fases do desenvolvimento do produto tiveram um crescimento de receita 32% superior àquelas que não fizeram o mesmo.
- Fidelização de clientes: um estudo da Forrester mostra que 61% dos adultos dos EUA dizem que é improvável que retornem a um site que não ofereça uma experiência satisfatória, independentemente da qualidade do produto.
- Aumento das margens de lucro: de acordo com uma pesquisa da Pew Research, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente.
- Otimização das taxas de conversão: um bom UX Design pode aumentar a taxa de conversão de um site em até 200%.
- Vantagem competitiva substancial: segundo o 2019 State of UX in the Enterprise report, da UserZoom, 70% dos CEOs veem UX e CX como um diferencial competitivo.
- Aumento da geração de leads. 65% dos clientes dos EUA consideram uma experiência positiva com uma marca mais determinante do que uma ótima publicidade.
- Aumento do lifetime value do cliente. Conforme a pesquisa global “Closing the CX Gap: Customer Experience Trends Report 2019”, da Acquia, 76% das pessoas mudarão para um concorrente se tiverem apenas uma experiência ruim.
- Mais conexão com os desejos e necessidades dos clientes. De acordo com a Salesforce, 73% dos clientes esperam que as empresas entendam suas necessidades e expectativas. Porém, 51% consideram que as marcas conseguem fazer isso. Olha a falta que faz um bom UX Design!
Por que contratar uma consultoria em UX Design?
Você quer dar um up na abordagem de interface e comunicação com o usuário daquele sistema antigo? Prefere construir um novo produto digital, mas anda sem tempo de validá-lo com o mercado? Ou precisa apenas manter a casa em ordem, fazendo testes de usabilidade ou ajustando outros componentes?
Seja qual for a sua necessidade, a equipe da Ideativo Design oferece consultoria em UX Design completa e multifuncional.
Te ajudamos a desenvolver uma visão centrada no usuário e a transformar a maneira como ele interage com seu produto. Isso vai além de melhorias no design e definição das principais métricas. Priorizamos uma abordagem design-first que sintetiza o jeito de ser e fazer design da Ideativo.
Veja alguns dos principais serviços de nossa consultoria em UX Design:
- UX Research: voltado para diversas áreas como: discovery, teste de usabilidade, proposta de valor de produto, contexto de mercado e aceitação do produto do ponto de vista do usuário, entre outras.
- UX Estratégico: desenvolvimento de métricas, criação de processo de design e otimização de desenvolvimento com base nas necessidades dos usuários, entre outras ações focadas para a realidade de cada negócio.
- UI Design: componetização de recursos, construção de guias de estilos e organização de documentação em user interface, entre outras atividades.
Quer saber mais sobre cada um de nossos serviços e os resultados que podemos atingir? Mande uma mensagem e vamos conversar!
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