Conheça os benefícios de ter uma consultoria em UX design

Ideativo Design
Ideativo Design
consultoria em UX design

Contratar uma consultoria em UX design pode trazer uma perspectiva única sobre problemas, soluções e oportunidades para seu produto, impactando diretamente os resultados de receita e satisfação do cliente

A cultura de centralidade no cliente (ou customer centricity) está ganhando cada vez mais força. Atualmente, o desenvolvimento de produtos e serviços pelas empresas é determinado pelas necessidades do cliente – e não mais o contrário. 

Dados de uma pesquisa da Forrester apontam que as empresas que se preocupam em definir uma estratégia de customer experience cresce 15% a mais que outras organizações.

Não à toa, tem sido estratégico para as empresas que desenvolvem ativos digitais contar com o apoio de uma consultoria em UX design. Isso porque um UX design consistente tem impacto direto sobre resultados de receita e satisfação do cliente. 

Além disso, a consultoria em UX design tem experiência em diferentes nichos de mercado, potencializando o processo criativo das soluções do seu negócio. Vale destacar também que, quantos mais cenários de estudo com usuários do sistema, maior será a gama de possibilidades a serem aplicadas em sua solução. 

O que é UX Design?

A missão do UX Design é promover uma interação prática, relevante e satisfatória do usuário com o produto. Para isso, porém, é preciso considerar vários aspectos, do branding à usabilidade. 

Afinal, um produto é resultado de um conjunto de diferentes experiências que vão além do produto em si. Por isso, de nada adianta ter um bom produto se a jornada de consumo que ele oferece deixa uma lembrança ruim.

Nesse sentido, o design da experiência do usuário não se resume a um software visualmente atraente. Itens como acessibilidade, usabilidade, integração, navegabilidade, fluxo de tarefas, wireframes, etc. também são fundamentais e devem convergir para atender às necessidades dos usuários por meio da melhor experiência possível.

Trabalhando em sintonia com o UX Design temos o UI Design (User Interface). Embora os dois tenham o mesmo objetivo, UI foca nas interfaces gráficas para guiar as ações do usuário enquanto ele interage com o produto. 

exemplo consultoria em UX design

Através de botões, tipografia, ícones e cores, o UI leva o usuário a executar intuitivamente determinadas ações ou percorrer determinado fluxo. Botões de call-to-action com ícones ou cores chamativos, por exemplo, são um recurso popular de UI. 

Benefícios do design da experiência do usuário

Investir em UX Design definitivamente vale a pena! Existem vários benefícios associados a experiência do usuário bem-sucedida. Confira algumas delas:

  • Aumento de receita: estima-se que para cada dólar investido em UX Design, a empresa pode esperar um retorno de investimento de até US$ 100. Outra pesquisa, conduzida pela McKinsey, comprovou que num período de cinco anos, empresas que incorporaram testes reais de usuários e insights de pesquisa a todas as fases do desenvolvimento do produto tiveram um crescimento de receita 32% superior àquelas que não fizeram o mesmo.
  • Fidelização de clientes: um estudo da Forrester mostra que 61% dos adultos dos EUA dizem que é improvável que retornem a um site que não ofereça uma experiência satisfatória, independentemente da qualidade do produto.
  • Aumento das margens de lucro: de acordo com uma pesquisa da Pew Research, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente.
  • Otimização das taxas de conversão: um bom UX Design pode aumentar a taxa de conversão de um site em até 200%.
  • Aumento da geração de leads. 65% dos clientes dos EUA consideram uma experiência positiva com uma marca mais determinante do que uma ótima publicidade.
  • Mais conexão com os desejos e necessidades dos clientes. De acordo com a Salesforce, 73% dos clientes esperam que as empresas entendam suas necessidades e expectativas. Porém, 51% consideram que as marcas conseguem fazer isso. Olha a falta que faz um bom UX Design!

Por que contratar uma consultoria em UX Design?

Você quer dar um up na abordagem de interface e comunicação com o usuário daquele sistema antigo? Prefere construir um novo produto digital, mas anda sem tempo de validá-lo com o mercado? Ou precisa apenas manter a casa em ordem, fazendo testes de usabilidade ou ajustando outros componentes?

Seja qual for a sua necessidade, a equipe da Ideativo Design oferece consultoria em UX Design completa e multifuncional.

Te ajudamos a desenvolver uma visão centrada no usuário e a transformar a maneira como ele interage com seu produto. Isso vai além de melhorias no design e definição das principais métricas. Priorizamos uma abordagem design-first que sintetiza o jeito de ser e fazer design da Ideativo.

Veja alguns dos principais serviços de nossa consultoria em UX Design:

  • UX Research: voltado para diversas áreas como: discovery, teste de usabilidade, proposta de valor de produto, contexto de mercado e aceitação do produto do ponto de vista do usuário, entre outras.
  • UX Estratégico: desenvolvimento de métricas, criação de processo de design e otimização de desenvolvimento com base nas necessidades dos usuários, entre outras ações focadas para a realidade de cada negócio.
  • UI Design: componetização de recursos, construção de guias de estilos e organização de documentação em user interface, entre outras atividades.

Quer saber mais sobre cada um de nossos serviços e os resultados que podemos atingir? Mande uma mensagem e vamos conversar!

Curtiu? Deixe sua avaliação

É só um clique 😉

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gostou? Então, cadastre-se para receber nossos conteúdos​

Conteúdos recentes

Minha conta