Gerenciar o backlog de um produto pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, ter um backlog extenso é bom ou ruim? Como priorizar tantas tarefas importantes? Como alinhar o backlog com a estratégia do negócio? Essas são perguntas que tiram o sono de qualquer Product Owner. No entanto, um backlog bem organizado pode ser uma vantagem estratégica significativa, permitindo que você sincronize as atividades mapeadas com a estratégia da empresa. E é aqui que o UX Design pode fazer toda a diferença.
A Importância de um Backlog Bem Organizado
O Que é um Backlog?
Um backlog é essencialmente uma lista de tarefas que precisam ser realizadas. Para que essa lista seja eficaz, ela deve conter alguns elementos básicos que garantam que nenhuma ideia se perca. A organização começa aqui.
Organizando o Ticket da Atividade
Ao escrever sobre uma atividade, é crucial incluir mais do que apenas um título; uma pequena descrição é essencial para capturar a ideia completa. Isso é importante porque, no futuro, essa descrição pode ser extremamente útil para a priorização ou a combinação dessa atividade com outra. Além disso, ajuda a evitar a duplicação de atividades. Tags também são indispensáveis para manter a categorização. Dependendo da complexidade do projeto, a mesma funcionalidade ou atividade pode ser aplicada em diferentes módulos. Por exemplo:
Título: Inserir as variáveis de feedback
Se esse título não tiver uma descrição, ele ficará muito genérico. Inserir feedback onde? Então, o ideal é ter no mínimos 3 informações.
Veja uma estrutura básica 👇
Dicas para Escrever um ticket de atividade eficaz:
- Título Claro e Conciso: Deve resumir a atividade de forma breve, mas específica.
- Descrição Detalhada: Explique claramente o que precisa ser feito e por quê. Inclua detalhes que ajudarão na priorização e compreensão futura.
- Tags Relevantes: Use tags para categorizar a atividade, facilitando a busca e a organização.
- Contexto Adicional: Se necessário, forneça contexto adicional, como dependências ou módulos afetados.
Organizar os tickets dessa maneira não só melhora a clareza e a comunicação dentro da equipe, mas também aumenta a eficiência e a eficácia na gestão do backlog.
Está pronto para transformar a gestão do seu backlog?
Temos ferramentas, métodos e processos bastante organizados para te ajudar a arrumar a casa e começar a ter retornos bastante significativos para o seu produto.
O Papel do UX Design na Gestão do Backlog de Projetos
O UX Design oferece uma gama de ferramentas poderosas para ajudar a priorizar atividades e funcionalidades de alto valor para clientes e usuários. Além disso, estando profundamente conectados às necessidades e desejos dos usuários, utilizamos várias abordagens para garantir que o backlog esteja sempre alinhado com o que realmente importa.
As ferramentas mais comuns incluem:
- Pesquisa de Usuários: Captura das necessidades e desejos dos usuários para orientar decisões.
- Mapas de Jornada: Visualização da experiência do usuário a fim de identificar pontos críticos e oportunidades de melhoria.
- Testes de Usabilidade: Validação de hipóteses e além disso, priorização de melhorias com base em feedback real dos usuários.
Além dessas ferramentas, também adotamos estratégias que nos permitem otimizar processos e realizar entregas rápidas. Um exemplo prático é um case de mercado em que, ao iniciarmos o projeto, realizamos um experimento que envolveu toda a equipe técnica, garantindo alinhamento e eficiência desde o início. Enquanto buscávamos dados para tomadas de decisão, também precisávamos sensibilizar a equipe sobre o esforço dos usuários e a importância de ter esse ator por perto.
No final do experimento, a equipe técnica ficou impressionada com os problemas identificados e com os argumentos apresentados para a tomada de decisões. Descobrimos que os desenvolvedores dedicaram um grande esforço à responsividade do produto durante um épico inteiro – vai lá, 3 meses, mais ou menos – , mas durante os testes, ninguém considerou a utilização do sistema no formato paisagem no mobile. Sendo que a busca foi o carro-chefe das ações do usuário.
Veja um pequeno vídeo do usuário utilizando a plataforma durante o experimento.
Com base nesses insights, então negociamos com a alta gestão para focar na engenharia de uma busca extremamente eficiente, deixando o modo responsivo paisagem para um momento futuro, quando fosse realmente necessário.
Assim, conseguimos retirar uma funcionalidade de alto impacto do backlog e colocá-la como prioridade, enquanto o formato paisagem permanece no backlog, aguardando sua vez de brilhar.
Benefícios dessa ação
- Valor de alto impacto agregado nas entregas do produto
- Priorização de atividades baseadas em fatos
- Economia com o custo de desenvolvimento de funcionalidades
- Argumentos de decisão para o PO e PM com a alta gestão
Além do suporte bastante prático para a gestão do backlog também oferecemos uma visão estratégica para os PM e POs dos produtos com foco na melhoria contínua e na inovação para os usuários. Temos outros cases de mercado, quer conhecer? Vem falar com a gente 😉
Não deixe seu backlog ser um empecilho.
Torne-o seu aliado estratégico! A eficiência na priorização das tarefas é essencial para o crescimento do produto. Não perde tempo!
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