fbpx

Acessibilidade em produtos digitais

A acessibilidade é uma questão muito importante durante o desenvolvimento de produtos digitais ou serviços. Por isso, decidimos compartilhar algumas referências de conteúdo sobre o tema.

 13:52 / 28:58 Acessibilidade em Interfaces Digitais érika caramello

UX Now – Marcelo Sales – Acessibilidade toolkit
Highligths: Marcelo explica sobre o WCGA, traz conceitos técnicos existentes nos navegadores e alguns gatilhos de acessibilidade nativos dos celulares, apresenta os cards web.br em que tem critérios de avaliação e implantação de acessibilidade. Ah! Ele também traz diversos pontos de acessibilidade que já trabalhamos, mas nem imaginamos.
Aproveitem o vídeo \o/

Interaction South America | ISA Floripa 2017 – Lucas Radaelli – Acessibilidade and universal design
Highligths: Radaelli dá um choque de realidade sobre os cenários acessíveis do dia a dia, mas como ele é desenvolvedor traz questões empáticas para a construção das mais diferentes interfaces. Ainda mexe com o ego do designer falando que ele é responsável por resolver problemas e que acessibilidade é um problema em diversos produtos. Aproveitem o vídeo \o/

UX Lab – Talita Pagani – Inclusão de pessoas autista no design de produtos
Highligths: A Talita traz questões culturais de empresas que tem o desejo de inserir acessibilidade em seus produtos, mas infelizmente ainda tem restrições de aplicar efetivamente. Aborda alguns critérios que levantou durante a pesquisa de mestrado para atender as limitações dos autistas em produtos de design. Como resultado dessa pesquisa criou 28 recomendações e 10 categorias para aplicações digitais. Aproveitem o vídeo \o/

Simpósio de design de mídias digitais – Érika Caramello – Acessibilidade em interfaces digitais
Highligths: A professora Érica apresenta diversos cases de mercado sobre produtos acessíveis, passando pelo Cartoon Network, Quem disse Berenice? e diversos jornais. Além disso, traz diversas reflexões sobre a inclusão de pessoas com algum tipo de limitação como crianças, idosos e pessoas com deficiências. O mais legal é que ela faz contrapontos sobre leis e regulamentações, fala sobre criatividade e aprendizados. Confira, é muito legal 😉 Aproveitem o vídeo \o/

Livros sobre acessibilidade

Design para acessibilidade e inclusão

Este livro apresenta uma coletânea com vinte trabalhos, distribuídos em três sessões: “Design, Inovação e Acessibilidade”, “Acessibilidade e projeto inclusivo em sistemas digitais” e “Objetos de Aprendizagem Acessíveis”.

E-book gratuito

acessibilidade na web - casa do código

Acessibilidade na web – boas práticas para construir sites e aplicações acessíveis

Reinaldo Ferraz traz desde os conceitos básicos, até as especificidades relativas aos seus diversos públicos, com uma introdução sobre as várias diretrizes e leis existentes.

E-book – Casa do Código

accessibility for everyone

Accessibility for everyone

Laura Kalbag apresenta um guia no cenário da acessibilidade, mostra os desafios da deficiência o controle sobre leis e diretrizes importantes. Mostra como planejar, avaliar e testar o design acessível trazendo boas práticas para produtos.

Bookapart

A Web for Everyone Designing Accessible User Experiences

A web for everyone – Designing accessible user experiences

Este livro busca auxiliar os designer a construir projetos acessíveis sem sacrificar a beleza ou a inovação da interface. Oferece conselhos práticos e exemplos de como criar produtos universais.

Rosenfeld

Links diversos

> UX collective: Acessibilidade: muito além do design – Fabrício Teixeira

> UX collective: Acessibilidade não é projetar para as exceções, é projetar melhor para todo mundo – Sauro

> W3C: Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) – Guidelines

> Tableless: Acessibilidade no Design de Interação: exemplos e recomendações – André Grilo

> Anvisa: Como a Anvisa aplica a acessibilidade no portal

> Vivo: Soluções de acessibilidade que a Vivo oferece para clientes com deficiência

> Magalu: Como o Magazine Luiza utiliza recursos de acessibilidade no portal

Você é designer ou UX designer e está no corre para conseguir organizar o caos que são os sistemas em que está trabalhando?

Nos dias 10, 12 e 14 de agosto das 20h às 22h, vamos treinar a construção da arquitetura de informação em sistemas complexos. Vem com a gente, vamos passar por todas as etapas de organização de sistemas, vamos compartilhar como é o real oficial do dia a dia de trabalho. Gostou? Bora lá?

Patricia Prado
patricia@ideativodesign.com.br

Co-fundadora do Ideativo Design e do UX Overtake. Doutoranda em Linguística (UFSC), mestre em Interfaces e Interações Comunicacionais (UDESC), especialista em UX Design (UFSC). Trabalha com design há mais de 15 anos, já foi líder local do IxDA, Diretora da ADG Brasil e organizadora geral do Interaction South America - Florianópolis.

GOSTOU? CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.