Não chora, faz logo o teste de usabilidade

Patricia Prado
Patricia Prado

Bem comum durante o desenvolvimento do projeto ouvir da equipe: já conhecemos as necessidades do usuário, não dá tempo, não tem dinheiro e infraestrutura para investir em testes ou conversar com os usuários finais.

São argumentos válidos, no entanto, se você consegue identificar e antecipar problemas antes mesmo do desenvolvimento todo o tempo/dinheiro investidos retornam na forma de eficiência. Dessa maneira, a priorização é mais assertiva e o rendimento aumenta, pois os erros são minimizados.

Aplicação de testes remotos para sistemas de viagens

Uma alternativa rápida e prática é realizar os testes remotamente. Durante o mês de agosto, fizemos vários testes e conseguimos ter uma média de 16 horas para todo o processo do teste (planejamento, recrutamento, agendamento, preparação técnica, aplicação e compilação). Isso transformando para horas diárias, foram 2 dias de trabalho full time.

Utilizamos como ferramenta o Skype, Google docs e internet, esses argumentos mostram que não é um investimento tão elevando pelos benefícios que os testes trazem ao desenvolvimento do projeto.

Projeto de comunicação interna de grandes corporações

Para ter essa agilidade na aplicação dos testes é importante definir muito bem os objetivos. Por exemplo, um dos clientes solicitou que gostaria de saber a melhor forma de ter conversão no produto. No planejamento, a equipe identificou algumas hipóteses que poderiam ser estratégicas para a conversão. A partir daí, o roteiro de testes construído buscou validar ou invalidar as hipóteses.

Viu? Não é tão complicado, caro e oneroso fazer os testes. Então, larga mão de colocar impeditivos e literalmente faça os testes. Você vai perceber que isso é muito mais vantajoso do que procurar motivos para não fazer.

Quer ficar por dentro de assuntos relacionados a UX design? Assine nossa news e nos siga nas redes 😉

Curtiu? Deixe sua avaliação

É só um clique 😉

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gostou? Então, cadastre-se para receber nossos conteúdos​

Conteúdos recentes