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Design de informação

Narrativas para construção da informação

A visualização de dados é uma ferramenta utilizada para traduzir e sintetizar uma imensa quantidade de dados. Possibilita uma leitura rápida e objetiva pois explora o potencial visual dos seres humanos. No entanto, tornar uma gama de dados inteligíveis não é o suficiente para uma tomada de decisão, ou seja, para a construção de uma informação outros mecanismos cognitivos são acionados. Baseados em conceitos de psicologia cognitiva quais são os mecanismos que, aliados a uma visualização de dados, possibilitam às pessoas tomarem decisões.

A galera da Columm Five projetou um vídeo bem intuitivo que explica como nosso cérebro lê e interpreta as informações, confira!

O vídeo apresenta diversas maneiras de trabalhar com os dados. A maneira que o design e a informação trabalham juntas para dar forma ao conteúdo, essa união pode seguir alguma regras que facilitam, por exemplo, a construção de uma apresentação. Espaçamento, enfase, hierarquia, cores, são maneiras de você trabalhar os números e causar mais impacto visual. O Alberto Cairo, autor do livro Infographic, mostra maneiras de destacar as informações mais relevantes de um relatório, apenas trabalhando com tipografia, peso da fonte e cores.

Imagine que seu objetivo é mostrar a incidencia do número três no resultado de uma pesquisa, mas você tem uma gama muito maior de dados, mas o que interessa é apenas o número três. Então, Cairo mostra que se todos os números tiverem o mesmo peso, será mais difícil para o seu interlocutor ler com rapidez a informação que você precisa passar. Agora, ao trabalhar os números e destacar apenas os que são necessários a leitura fica mais rápida, não é mesmo? Como foi para você aí, conseguiu ler mais rápido? Se você é um empreendedor que está buscando investimento, esse é um tipo de recurso que você pode utilizar para otimizar a sua apresentação.

Design informação. Poder de síntese, Alberto Cairo

 

Segundo Cairo, essa é uma maneira de sintetizar e passar as informações de maneira eficaz. O autor chama de Poder de síntese, outros autores com John Maeda e Isabel Meirelles também trabalham com esse conceito de síntese para a construção da informação. São técnicas que usufruem da capacidade do cérebro em intepretar informações e preencher as lacunas. Existem outras técnicas como: tamanho dos elementos ou formatos.

Por exemplo, se você quer destacar alguma imagem ou ícone, você pode ampliar, trocar a cor e evidenciar essa informação. Mesmo tendo diversas informações para apresentar, você pode ir trabalhando de maneira que cada uma se apresente no momento certo.

Leis da Gestalt no design gráfico

 

Falando em momento certo, já estamos trabalhando com o storytelling para dados e temos o objetivo de lançar um treinamento sobre essa área. Se tiver interesse nos avise que assim que o treinamento for lançado te avisamos de primeira mão.

Existem muitas outras formas de trabalhar os dados, mas esses, com certeza, são os princípios básicos para conseguir construir uma narrativa com os seus dados.

Dúvidas ou sugestões, entrem em contato conosco 😉

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Patricia Prado
patricia@ideativodesign.com.br

Co-fundadora do Ideativo Design e do UX Overtake. Doutoranda em Linguística (UFSC), mestre em Interfaces e Interações Comunicacionais (UDESC), especialista em UX Design (UFSC). Trabalha com design há mais de 15 anos, já foi líder local do IxDA, Diretora da ADG Brasil e organizadora geral do Interaction South America - Florianópolis.

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