Animando experiências com microinterações e motions

Durante o sábado (23/09/2017) tivemos a oportunidade de reunir e compartilhar experiências com uma galera muito massa da Youse, Cheescake, Tekoa, Avanti, SpeedGraph e Nextt. Durante os trabalhos conversamos sobre algumas técnicas para a construção de microinterações, discutimos algumas práticas e realmente colocamos a mão na massa.

Galera do workshop conversando e refletindo sobre as boas práticas!

Todo o processo apresentado foi baseado o livro sobre Microinterações do Dan Saffer (@odannyboy ‏) com as trigger, rules, feedback, loops and Modes. Além da estrutura da microinteração, conhecemos algumas ferramentas que ajudam a concretizar toda a ideia como: After Effects, Principle e a galera indicou também o Origami.

Etapas das microinterações organizadas pelo Dan Saffer, o Danny boy =D

Existem diversas maneiras de construir microinterações, no entanto o mais importante é conhecer bem as etapas de construção e entender como aplicá-las de maneira rápida e clara. Os assets que foram utilizados no work estão disponíveis para todos que queiram estudar e colocar em prática, a apresentação também está publicada para que todos consigam relembrar os conceitos.

Durante as atividades construimos a microinteração acima, concluimos que a prática é o segredo de tudo, quanto mais treinar a construção das microinterações mais eficiente e rápido se tornará o desenvolvimento. As ferramentas são apenas uma maneira de concretizar e existem muitas por aí. Abaixo fizemos um passo a passo para instalar e configurar o Lottie, um projeto construído pelo Airbnb que usa um plugin chamado BodyMovin para exportar animações em .json.

Dúvidas e sugestões enviem para oie@ideativodesign.com.br
#vamoquevamo

Patricia Prado
patricia@ideativodesign.com.br

Mestranda em Interfaces e Interações Comunicacionais na UDESC, especialista em Design Experiencial pela UFSC e formada em Desenho Industrial pela FAAB. Trabalha com design há mais de 15 anos. Tem no currículo experiências pelas empresas RBS, DOT, Pixeon e Dígitro.

  • Eduardo Lima

    Foi muito legal, excelente troca de experiências
    .